Entenda como Funciona

Remap de ECU

Na reprogramação de ECU, os mapas originais são cuidadosamente alterados para servir ao fim desejado pelo cliente, conservando os limites de segurança imposto pelo fabricante.

Sobre a Central Eletrônica (ECU)

Se o coração do veículo é o motor, seu cérebro é a ECU. A Central Eletrônica é a principal unidade de processamento dos impulsos enviados pelos sensores contidos no veículo. É ela que ministra as modificações necessárias a fim de fazer com que todo o sistema funcione de maneira mais eficiente possível.

Todos os outros computadores (Módulo ABS, Tração, Conforto, Chassi, etc) se comunicam com a ECU fornecendo informações sobre o atual funcionamento do conjunto. Seguindo rigorosas rotinas de procedimentos, a Central definirá qual o módulo tem prioridade de comunicação naquele determinado momento, definindo regimes de preferência para o funcionamento eficiente do conjunto.

Todas as informações adquiridas pela ECU estão sujeitas à comparativos com as tabelas de cálculos (mapas) preestabelecidos.

Os resultados destas comparações são contabilizados para definir a ação de atuadores.

A título de exemplificação, de acordo como tipo de informação provida pelo sensor de temperatura de líquido de arrefecimento, a ECU, baseando-se em seus mapas, define se deverá ser ministrada uma quantidade maior ou menor de combustível, o seu tempo de injeção e quaisquer outros parâmetros que estejam correlacionados à temperatura de fluido de arrefecimento/temperatura do motor.

Estas informações transitam em uma rede una de comunicação chamada de Rede CAN, por pacotes de dados de protocolo. Estes pacotes transitam pela Rede CAN em velocidades de até 1000kbps, sendo disparados constantemente pelo sistema pelos diferentes módulos do veículo.

O aceite e recusa destes dados são recebidos em ordem de importância. A velocidade em que estas informações transitam garantem que alterações de injeção, enquadramento, pressão de combustível e inúmeros outros sejam efetuadas durante todo o ciclo de admissão/combustão/exaustão.

A Central Eletrônica portanto consegue ver e administrar com tremenda precisão os impulsos gerados por todos os sensores do veículo, e baseando-se em seus mapas e sua lógica de funcionamento, corrigir parâmetros para que o motor funcione conciliando performance, economia, boa dirigibilidade e níveis de emissão de poluentes aceitáveis.

Sobre o funcionamento do software

A Central Eletrônica contém diversos mapas que vão ditar regimes de funcionamento para qualquer situação que seu carro possa encontrar

O software da Central Eletrônica é composto de várias tabelas de cálculos que relacionam informações de sensores com atuadores.

Estes valores pre estabelecidos ditam o regime de funcionamento dos componentes do sistema. As tabelas de cálculos e parâmetro são comumentes denominadas de mapas.

Os mapas relacionam-se entre si comparando valores e delimitando fatores limitantes. A foto na direta elucida a relação % de quanto o pedal do acelerador está pressionado (EIXO Y) com RPM (EIXO X), com quantias em mg/stroke de injeção de combustível. Este é apenas um exemplo dentre os inúmeros tipos que estão contidos na ECU do seu carro.

Algumas Centrais Eletrônicas possuem mais de 2500 mapas como este ao lado, e, apesar de não precisar manipular todos, esta ampla visibilidade permite com que o remap tenha muito mais capacidade e precisão na calibração.  Nenhum outro tipo de piggyback, chip ou módulo externo conseguem um acesso tão amplo como a reprogramação direta na ECU.

Na reprogramação estes mapas são cuidadosamente alterados para servir ao fim desejado pelo cliente, conservando os limites de segurança imposto pelo fabricante. A reprogramação da sua ECU do seu veículo consiste primordialmente na alteração dos montantes nas variadas tabelas do seu software original contido na Central.

Os distintos mapas contidos nas Centrais Eletrônicas são intrinsecamente conectados e correlacionados, portanto alterações negligentes nas tabelas podem não resultar nos ganhos almejados. Isto ocorre, dentre outras condições, pois fatores limitantes dos mapas recaem sobre outras tabelas de calibração com a função primordial de traçar marcos de segurança ao conjunto. Além disso, alterações inconsequentes podem oferecer altos riscos ao sistema original por imporem regimes de trabalho muito fora dos padrões aceitáveis, o que acaba forçando a ECU a trabalhar com correções em demasia.

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Perguntas Frequentes

FAQ

Existem vários motivos para que isso não aconteça. Um dos principais é por causa de nicho de mercado. Muitas fabricantes utilizam a mesma motorização para vários plataformas, mas que precisam ser calibrados de maneira diferente.

Um exemplo claro disso é a BMW com motorização 2.0 Turbo que equipa mais de 15 carros da fabricante. Este exemplar é um propulsor naturalmente robusto e superdimensionado, mas que foi propositalmente calibrado de forma moderada para desenvolver números de potência e torque diferentes, o que possibilita que ele seja usado em vários carros com pacotes de opcionais e preços diferentes para consumidores distintos.

Outro motivo importante é o fato das fabricantes terem que projetar um motor que consiga operar de forma eficiente, consistente e com boa dirigibilidade em qualquer ambiente que ele esteja inserido, seja no extremo calor, frio, com diferentes variações de umidade, diferentes altitudes e com o combustível próprio do local. Todos estes fatores têm um enorme peso na calibração final que é definida para o sistema operar.

Em suma, os motores são projetados limites mecânicos muito maiores para os regimes que vão ser submetidos. Isso, atrelado a uma calibração conservadora efetuada pela fábrica (pelos motivos citados acima), proporciona uma vasta margem para extração de potência e torque mediante reprogramação.

Apesar dos aumentos consideráveis assegurados pelo remap, os limites mecânicos do conjunto são levados em conta e não submetemos o trem de força a qualquer tipo de estresse que não esteja projetado para suportar.

Um remap bem feito em uma plataforma que permita regimes mais esportivos pode extrair até 200cvs a mais do conjunto original. Números altos e ganhos muito expressivos podem passar a impressão de que o sistema teve de ser ‘forçado’ para gerar o resultado, o que não é verdade.

Obviamente a reprogramação vai exigir mais do conjunto, mas dentro das margens de funcionamento impostas pela fabricante.

Durante a calibração do software os limites de segurança de todos os elementos do conjunto – resistência do motor e seus periféricos, capacidade de arrefecimento, turbinas, câmbio, diferencial – são fatores  que vão ditar o quanto de margem nós temos e quais valores de potência e torque são aceitáveis para aquela plataforma. Durabilidade nunca será prejudicada a fim de extrair cavalaria. Para nós, um produto que não é seguro para o cliente não é um produto digno de comércio.

Um fator a ser levado em consideração é o tipo de uso que o carro é submetido. No fim das contas, longevidade está diretamente proporcional aos cuidados do proprietário com o seu veículo, e até mesmo carros sem reprogramação estão sujeitos a falhas se forem demandados em excesso ou se forem negligenciados em suas revisões e manutenções.

Lembre-se sempre de revisar filtros (especialmente o de combustível!), usar fluidos de qualidade e dentro do prazo determinado e sempre esperar o carro chegar a sua temperatura ideal de funcionamento antes de submete-lo ao uso extremo (carinhosamente conhecido como Uso Soviético).

As alterações efetuadas no software não são detectáveis na esmagadora maioria das concessionárias do Brasil. No entanto há a possibilidade de serem desenvolvidas ferramentas especiais para a identificação de reprogramação, portanto não há garantia de que a calibração esteja 100% livre de ser vista. Até o presente momento nós não tivemos nenhuma situação negativa em relação à garantia ou vetos, e a não ser que o proprietário diga que o carro foi manipulado, as chances da reprogramação ser identificada são mínimas.

O cliente pode seguir tranquilamente todo o cronograma de revisões perante a concessionária, e caso tenha que passar por algum procedimento de garantia – por qualquer motivo que seja – nós podemos voltar o software original de fábrica do carro antes de ser levado para o serviço.

O software contido originalmente na sua ECU fica guardado conosco em dois bancos de dados. Se por qualquer motivo o proprietário desejar voltar o carro para original, nós regravaremos a mesma programação efetuada pela montadora, com o mesmo Software Number que o carro veio quando saiu de fábrica.

Atualmente há uma aceitabilidade maior em relação a vender e comprar carros já com modificações de software (que tenham sido reprogramados por empresas sérias e confiáveis). Mas muitas vezes o proprietário prefere comercializar o carro na sua configuração de fábrica.

Para estes casos nós podemos efetuar a regravação dos mapas que vieram originalmente no veículo, voltando a calibração para 100%. Não há custo para este procedimento.

A programação que vem de fábrica no seu carro é feita de uma forma que permita com que o carro opere nas mais extremas variações de temperatura e altitude, utilizando o pior combustível possível e ainda assim estar em conformidade com emissões e garantir boa dirigibilidade. Este formato de calibração nos deixa uma ampla margem para que nós consigamos fazer alterações nos mapas de injeção de combustível.

A manipulação destes parâmetros permite regimes mais conservadores de injeção em determinadas faixas de RPM e carga, e é dai que conseguimos um resultado melhor em economia. Mas há uma ressalva: o consumo ainda está sujeito ao jeito que o carro é conduzido e também à qualidade do combustível utilizado.

Devido ao fato de não instalarmos nenhum aparato no seu veículo a não ser o software, nós podemos dar garantia apenas referente à consistência, conteúdo e funcionamento da programação gravada na sua ECU.

Somos impossibilitados de fornecer garantia mecânica de produtos que não foram fabricados por nós como motor, turbina e câmbio, e também por não podermos controlar os regimes de uso a qual o veículo é sujeito. Caso o veículo tenha de ser submetido a algum procedimento de garantia perante a concessionária, a REIKO se compromete em voltar o carro para a configuração original de fábrica e depois reprogramar novamente o veículo com o software re-potencializado, sem custo.

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